Escolas em Portugal
- lustosaportugal
- 16 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Se você planeja morar em Portugal com a sua família e tem filhos em idade escolar, é importante considerar todas as vantagens e desvantagens da educação no país, como são as escolas em Portugal para brasileiros, valores cobrados e como matricular seus filhos.

Então, como funcionam as escolas públicas em Portugal? Há escolas públicas e privadas, além das escolas internacionais, onde os alunos geralmente estudam as matérias em inglês. E assim como boa parte dos países europeus, a educação básica vai dos 6 aos 18 anos e é obrigatória.
O sistema de ensino é dividido em: Educação pré-escolas, Ensino básico e Ensino secundário.
Educação pré-escolar
É o primeiro contato dos pequenos com a escola para crianças de 3 a 5 anos. Conhecida como jardim de infância, a pré-escola não é obrigatória.
Ensino Básico
O primeiro nível do ensino em Portugal é o básico e vai dos 6 aos 15 anos e está dividido em 3 ciclos diferentes:
1° ciclo de 6 a 10 anos;
2° ciclo de 10 a 12 anos;
3° ciclo de 12 a 15 anos.
Os alunos do 1º ciclo costumam ter uma carga horária de 25 horas semanais. Já no 2º e no 3º, as jornadas são de 30 horas semanais.
Ensino secundário
É semelhante ao ensino médio no Brasil. São três anos finais da fase escolar, de 16 a 18 anos, e quando os alunos começam a se preparar para sua profissão e para provas do Exame Nacional, parecido com o ENEM no Brasil.
O ensino secundário padrão inclui:
Cursos gerais: para quem deseja cursar dar continuidade aos estudos no ensino superior;
Cursos tecnológicos: para quem quer obter um diploma de formação profissional para começar a trabalhar.
No final dos cursos gerais obtém-se o diploma de ensino secundário. Enquanto nos cursos tecnológicos, além do diploma, o aluno recebe a qualificação profissional.
Ao finalizar o ensino secundário, acaba a educação obrigatória e o aluno deve escolher se fará faculdade, curso técnico ou ir para o mercado de trabalho.

Existe alguma diferença no ensino para os brasileiros? As escolas em Portugal para brasileiros funcionam exatamente como para os cidadãos portugueses porque não há distinção entre residentes e cidadãos de outros países, diferente do que ocorre em outros países. Os brasileiros pagam os mesmos valores que os nacionais, sejam nas escolas públicas ou privadas. E o ensino é o mesmo para todos.
Segundo o Relatório em Números da Educação e Ciência (DGEEC), a comunidade brasileira corresponde a cerca de 33% dos alunos estrangeiros em Portugal. São 19.349 alunos nascidos no Brasil matriculados no sistema de educação português, sendo a maior comunidade de estrangeiros.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o site Remessa Online, uma plataforma digital brasileira para quem quer fazer transferências internacionais pela internet. Aqui, Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas podem enviar dinheiro para o exterior ou receber valores de outros países de forma rápida, econômica e segura, nele você encontrará mais informações sobre como funcionam as Escolas em Portugal , desde valores, a diferença entre escolas públicas e privadas, até os documentos necessários para matricular seu filho em uma escola em Portugal ou o que é preciso para fazer a transferência de escolas.
Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe.
Gostei do conteúdo. As informações são muito úteis e esclarecedoras.