top of page
Buscar

Como conseguir bolsa para estudar em Portugal

  • lustosaportugal
  • 26 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Não é novidade para ninguém que, cada dia mais, a internet comprova sua capacidade de ser uma ferramenta incrivelmente útil de conhecimento. Porém, com tanta informação online fica difícil extrair e identificar quais os conteúdos que tem relevância e que podem de fato lhe ajudar. Isso requer tempo.



Foi por isso que esse site nasceu. O Lustosa em Portugal, tem como objetivo reunir diversos assuntos relacionados a Portugal, principalmente, os que envolvem oportunidades para os que sonham em um dia morar por lá. Ou seja, nós fazemos uma seleção prévia, agrupando uma vasta coleção de conteúdos, que muitas vezes já foram compartilhados, reunidos em um só lugar, poupando muito do seu tempo.


Dito isso, trouxemos o caso do site Partiuintercâmbio.org, um portal de informações que auxilia quem busca por opções para estudar fora do Brasil com bolsa de estudos.


Lá no site, na matéria Como conseguir bolsa para estudar em Portugal | Partiu Intercâmbio (partiuintercambio.org) explica-se que o acesso dos brasileiros às universidades portuguesas ficou muito mais fácil desde várias delas começaram a aceitar o ENEM para ingresso em cursos universitários. Apesar dessa facilidade, não existe uma grande oferta de bolsas para fazer graduação em Portugal.


É de conhecimento comum, que algumas instituições oferecem bolsas parciais para fazer a faculdade inteira em Portugal. Essas bolsas geralmente dão descontos de até 50% nas taxas universitárias e fazem com que brasileiros paguem o mesmo valor que alunos portugueses ou europeus para estudar em Portugal.


Duas bolsas assim são oferecidas pela Universidade de Aveiro e pelo Politécnico de Leira. Elas abrem anualmente e quanto antes você se candidatar para o curso desejado, mais chance você tem de conseguir o benefício. No entanto, cabe dizer que a Universidade de Aveiro também prevê uma bolsa de isenção total no primeiro ano para estudantes internacionais de excelência. A bolsa pode ser mantida nos anos seguintes se o aluno tiver um bom desempenho.


Outra maneira de buscar por bolsas para fazer graduação em Portugal, é vasculhar os sites das universidades (separamos uma lista aqui) que te interessam para encontrar os benefícios. No entanto, é bom já ir se preparando e economizando já que bolsas que cobrem todos os custos dos selecionados praticamente não existem.


Vale lembrar, ainda, que existe um acordo de ingresso especial para o estudante internacional que prevê que cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) — Brasil incluso — tenham redução no preço da matricula, independente das notas. Algumas universidades respeitam esse estatuto e oferecem descontos nas propinas para estudantes brasileiros.


A Universidade do Porto, por exemplo, oferece um desconto de até 45% no valor da taxa anual para estudantes de países de língua portuguesa. Aqui você pode conferir mais informações sobre as propinas da instituição. A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) também prevê isenção de taxas para estudantes CPLP, como você pode conferir aquiJá a Universidade Nova de Lisboa prevê desconto de até 50% nessa modalidade apenas para graduações da Faculdade de Ciências e Tecnologia — saiba mais aqui.


Infelizmente, cabe dizer também que outras universidades, além de não concederem o benefício – nem após pedido na justiça -, ainda ameaçam alunos de expulsão.



Gostou desse conteúdo? Curta, comente e compartilhe.



Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

SOBRE LUSTOSA

Analista de TI e programador aposentado, um curioso nato, acredita que conhecimento deve ser compartilhado. Lustosa em Portugal é um portal de comunicação para divulgar notícias, dicas e conteúdos relacionados a Portugal e de como viver em Portugal é uma possibilidade, pois há mais de 7 anos atrás me mudei para Porto e venho, desde então, ajudando e incentivando inúmeras pessoas a fazerem o mesmo.

© 2023 por LUSTOSA

ASSINE

Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais informações e dicas sobre Portugal.

Obrigado pelo envio!

Visitantes no site

bottom of page